O Consulado-Geral de Angola em São Paulo promoveu um encontro com os Presidentes das Associações dos Estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
A elaboração de um plano conjunto de tarefas para o presente ano constituiu o pano de fundo do primeiro encontro anual entre o Cônsul-Geral e as lideranças das referidas associações.
No seu breve discurso, destacou que no âmbito do registo consular "temos cadastrado uma média de 4.276 angolanos distribuídos por Estados, e reafirmamos, aqui, o nosso compromisso de continuar com o processo, este ano, para que ninguém fique de fora" disse.
Por este facto, solicitaram do Consulado-Geral algum apoio financeiro. Em resposta, o Embaixador Belo mangueira, recordou que fruto da crise que Angola enfrenta, os recursos para a actividade consular tornaram-se insuficientes, porem, "faremos esforços para que algo se faça nos festejos alusivos ao dia da paz" garantiu.
As efemérides em alusão ao 4 de Abril, dia da paz o 17 de Setembro, dia do Herói Nacional e 11 de Novembro, dia da independência nacional, foram mencionadas ao logo do encontro, tendo-se decidido que além de programas conjuntos, as associações terão os seus programas locais, pós não se poderá aglomerar todos os membros das diferentes associações no só lugar.
essa perspectiva, o Cônsul-Geral, enfatizou a necessidade de um maior envolvimento dos responsáveis das referidas associações para que se cumpram, com o sucesso, os programas apresentados.
![]() |
O Presidente da Associação Palanca Negra, Carlos Francisco João afirmou que "o mais importante é que o Consulado Geral tem vindo a encarar mais de perto os nossos problemas e, a partir das discussões deste evento, analisamos e definimos o que vamos querer para a nossa associação"
|
Carlos Francisco João | |
![]() |
Presidente da Associação dos Naturais e Amigos de Angola em Itajaí, ANANG e também Presidente da União dos Angolanos do Estado de Santa Catarina diz ter cadastrados cerca de 400 angolanos entre residentes e estudantes, prometendo que o processo irá continuar, este ano, à medida que mais compatriotas vão chegando, o que para ele todo o esforço é compensando com aproximação, comunicação e ajuda mutuamente vantajosa dos seus associados. |
O Consulado Geral já tem conhecimento do programa traçado para o ano em curso, apresentado no passado dia 11 de fevereiro da corrente, por ocasião da reunião consular com as lideranças das associações.
Assim, Consta do vasto programa, a realização de actividades sócio recreativas e desportivas, com destaque para a realização, em maio, de um Campeonato Africano das Nações, vulgo CAN, competindo equipas de futebol de Angola, Cabo Verde, Senegal, juntando-se as equipas de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.`
À Assim, de acordo com o aludido responsável, o evento se realizará de 27 a 29 do referido mês, na cidade de Blumenau, estando em curso, no capítulo da organização, a criação de condições como, por exemplo, a acomodação dos atletas, o campo, o transporte e alimentação.
Nesta altura, estão a ser empreendidos esforços no sentido de se angariar donativos e recursos financeiros com vista a custear o referido evento.
Ao consulado, solicitou-se apoio, prometendo, nos próximos dias, remeter aos seus responsáveis um programa festivo.
De recordar que o primeiro encontro, no passado dia 11 de fevereiro, se traduziu na continuidade do exitoso trabalho que as associações de angolanos, vêm desenvolvendo desde algum tempo, visando dar visibilidade e reconhecimento às comunidades entre residentes e estudantes.
Nesse processo, em conjunto com o Consulado, várias conquistas e avanços foram obtidos, dentre eles a obtenção de documentos, a participação de estudantes em actividades sócio- culturais desportivos.
Para Januário Adriano Francisco, Presidente da Associação de Angolanos e Amigos do Estado Rio Grande Sul (AAAE-RS), ouvido pela equipa de produção da revista AngolaYetu, informou que Tem cadastrado 190 angolanos entre residentes e estudantes, número que tende a elevar-se com a chegada, a qualquer momento, de novos estudantes e de outros que lá se deslocam para fins de, trabalho e tratamento médico.
O Consulado-Geral tem já em sua posse o programa anual de actividades, apresentado na reunião de 11 de fevereiro, cujo cumprimento das mesmas se inicia a 04 de abril, data em alusão ao dia da paz em Angola.
De acordo com Januário Francisco, o facto de, no dia 4 de abril, a maior parte de angolanos ter compromissos acadêmicos, as actividades agendas foram transferidas para o dia 8 do mesmo mês, com o lançamento de uma tarde recreativa, partidas amistosas de futebol sete, xadrez, vôlei feminino, atletismo entre outras.
Nesta altura, a associação trabalha para angariar donativo e recursos financeiros junto de instituições público-privadas visando custear às despesas do referido evento.
O Presidente da Associação Januário Francisco está ciente das dificuldades financeiras que o Angola atravessa, porém, solicita, na medida do possível, apoio consular.
Por outro lado, aquele responsável, a semelhança do que tem sido em anos anteriores, recordou, que este ano os membros das comunidades de outros países.
Por fim, o dirigente, lembrou que para os Gaúchos é tradicional a confecção de um bom churrasco, o que vai ser bem aproveitado, no dia paz, para confraternizar com todos.
Helder Celestino Mbala Chimbulula, Presidente da União de Angolanos no Estado de Paraná, informou a reportagem da Revista AngolaYetu, que tem cadastrado, em toda sua área de jurisdição, 380 angolanos, entre estudantes e residentes, tendo revelado que este número tende a aumentar fruto da chegada de mais 20, só nestes primeiros três meses de 2017.
Neste momento, procura encetar contactos com os mesmos, no sentido de informar-se sobre como se encontram em matéria de hospedagem, de contactos com as faculdades e, o mais importante, os contactos com a Polícia Federal, para fins de tratamento da documentação.
Revela que para o presente ano, o programa de trabalho, se inicia no dia 8 do mês em curso com a realização, no Parque Barigui, arredores do bairro Campo Comprido, de um debate livre, subo tema "Inclusão da Mulher na Comunidade Estudantil na Disporá"
Enfatiza o Presidente Mbala que do vasto programa traçado e que já foi dado a conhecer aos responsáveis consulares, na reunião de 11 de fevereiro, contempla, ainda, a realização de uma partida de Pente Bool, a ser competida entre mulheres.
Lembrou, Bala Chimbulula, que para o fim do presente mês, aguarda expectante a visita de trabalho Consular, ocasião que servirá para se proceder ao Registo Consular, a Transcrição de Assentos de Nascimento com a Emissão de Cédula, a Consularizaçao de Documentos e a Emissão e remissão de Passaportes,
Relativamente ao encontro de 11 de fevereiro tido com os responsáveis consulares e na presença de lideranças das Associações de outros Estados, Mbala informou, recentemente ter feito um amplo trabalho de retransmissão das conclusões saídas da mesma e reafirmaram o desejo de cumprir integralmente tudo que foi decidido para o bem da comunidade entre estudantes e residentes do Estado de Paraná.